Curso apresenta métodos de orçamentação quando o volume de informação sobre o projeto é muito baixo

cug

A arquiteta Flavia Lima, sócia da CUG, startup residente da Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ, está lançando o curso online “Estimativas Precisas do Custo de Construção”, direcionado a engenheiros, arquitetos e estudantes que desejam se preparar para atuar no processo de projetos, desenvolvimento ou orçamento de empreendimentos imobiliários.

O custo de construção é a principal despesa no fluxo de caixa de um empreendimento imobiliário. Estimá-lo com precisão na fase de estudo de viabilidade é essencial. No entanto, o baixo volume de informações sobre o projeto, ainda em fase preliminar de desenvolvimento, é um desafio. O objetivo do curso é apresentar os diversos métodos de orçamentação, avaliando as vantagens e limites de sua aplicação na fase preliminar do desenvolvimento de projetos, quando o volume de informação sobre o projeto é muito baixo.

O curso ajuda a compreender os conceitos básicos de orçamento, precisão e parametrização, diferenciar estimativas por quantificação e por comparação, conhecer e comparar os diversos métodos de parametrização e, por fim, se debruçar sobre o método do custo unitário geométrico, método de comparação paramétrica desenvolvido para potencializar a precisão da estimativa na fase preliminar dos projetos.

Para obter mais informações e se inscrever no curso é só acessar o link https://www.estudeae.com.br/courses/curso-estimativas-precisas-do-custo-de-construcao/

A CUG desenvolveu recentemente uma calculadora de precificação de serviços para reformas. Os cálculos abrangem da mão de obra até o material que será usado, permitindo que o cliente faça todas as escolhas com segurança e não tenha surpresas desagradáveis no final. A incapacidade de estimar os custos com precisão e agilidade, tanto para contratantes, como para contratados, inibe o mercado de reformas.

Para o contratante, é público e notório que tomar uma decisão de iniciar uma obra de reforma é porta de entrada para problemas futuros relativos à aditivos no custo em contratos por administração ou abandono da obra pelo prestador de serviço em contratos por empreitada. Por parte do prestador de serviço, o superdimensionamento do custo, travestido de precisão, compromete a competitividade e inviabiliza contratações.

A partir da tecnologia desenvolvida pela empresa será possível calcular os custos da construção, verificar materiais que serão utilizados, fazer alterações no projeto etc.

“O mercado de serviço de reformas é enorme, mas acaba sendo atendido sempre por profissionais autônomos, já que a dificuldade de precificar o serviço é a maior barreira para que uma grande empresa possa atuar de forma segura. A calculadora desenvolvida pela CUG vem para inaugurar uma nova era nesse mercado, permitindo a entrada de uma grande companhia com diversas vantagens para o prestador do serviço e para o cliente”, explica Flávia.

Contato:
Cug Consultoria
(21) 3733-1760
https://www.cugconsultoria.com/

Incubadora de Empresas COPPE/UFRJ
(21) 3733-1951
http://www.incubadora.coppe.ufrj.br/