Estudo “Princípios básicos para o cálculo de sistemas de sprinklers” vence o 6º Prêmio ISB

Instituto Sprinkler Brasil

O professor doutor em ensino de Ciências e Matemática, Aderson Guimarães Pereira, é o vencedor do 6º Prêmio do Instituto Sprinkler Brasil de Trabalhos Técnicos com o projeto: “Princípios básicos para o cálculo de sistemas de sprinklers”.

A premiação tem como objetivo fomentar a pesquisa científica na área de prevenção e combate a incêndios, além de contribuir para a produção de referências bibliográficas sobre o assunto em língua portuguesa.

Na apresentação do trabalho, Pereira explica que “o estudo tem como principal objetivo transmitir ao leitor conhecimentos básicos sobre os tipos e composição dos sistemas de sprinklers, bem como descrever roteiros de cálculo, mediante aplicação de fórmulas hidráulicas e desenvolvimento de exercícios exemplos”.

A pesquisa de Aderson, referente ao conteúdo descrito, tem como base teórica “as normas técnicas, tanto de âmbito nacional e internacional, e legislações específicas dos Corpo de Bombeiros do Brasil, em especial o de São Paulo”, conta o vencedor.

Ele revela o que o motivou a essa pesquisa foi constatar, durante realização de aulas em universidades de São Paulo para discentes dos cursos de pós-graduação/ graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e Prevenção e Combate a Incêndio, o interesse sobre o tema.

“Houve também a necessidade de um conteúdo didático, além das normas técnicas e legislações específicas para complementar o processo de ensino e aprendizagem quanto à metodologia de cálculo de sistema de sprinklers”, diz.

Para Aderson, vencer essa premiação pode ser um “reconhecimento quanto à importância da divulgação e aprimoramento no que se refere à elaboração de cálculo hidráulico do sistema de sprinklers, permitindo ao leitor o seu aprimoramento profissional e auxílio na melhoria contínua dos parâmetros técnicos existentes”.

O grande vencedor desta sexta edição possui um extenso currículo acadêmico. Aderson acredita que sua formação multidisciplinar ajudou, de alguma forma, na escolha do projeto. “A minha formação e o exercício na atividade de docência em universidades de São Paulo foram fundamentais para escolha do projeto, uma vez que é notória a carência de literaturas específicas voltadas ao cálculo hidráulico de sistema de sprinklers, mas uma procura constante por docentes e discentes de materiais didáticos”, analisa.

Marcelo Lima, diretor-geral do Instituto Sprinkler Brasil (ISB), diz que a legislação contra incêndios, de uma forma geral, é adequada. “Um dos grandes problemas que assombram nosso país é a falta de mão de obra qualificada, especialmente com formação específica na prevenção e no combate a incêndios. Essa tradicional premiação, que já está em sua sexta edição, está se tornando referência e incentivo a engenheiros, arquitetos, técnicos e outros que atuam nessa área”.

O vencedor do 6º Prêmio ISB de Trabalhos Técnicos, Aderson Guimarães Pereira, receberá um prêmio no valor de R$ 10 mil, uma viagem ao Centro de Pesquisas da FM Global, nos EUA, e a publicação do seu trabalho em livro nas versões impressa e digital (e-book).

Contato:
Instituto Sprinkler Brasil
(11) 2124-3724
https://www.sprinklerbrasil.org.br/