Exposição estará disponível até 23 de maio na Fábrica Cultural de Santos

Feito à Mão

O projeto Feito à Mão – Arte + Ofício, que ofereceu gratuitamente aulas de cerâmica no Ateliê da Fábrica Cultural de Santos por sete meses, encerra as atividades das duas turmas com mostra em Santos (SP).

As oficinas tiveram início em 20 de setembro de 2018, agregando 60 alunos no total, divididos em duas turmas heterogêneas. A diversidade dos participantes, de 10 a 86 anos, proporcionou um ambiente de inclusão e troca de saberes, com afinidade e interação positiva. As aulas foram ministradas pelo renomado e premiado artista plástico Elver Savietto, uma das maiores referências de artes plásticas que Santos tem, com auxílio de Giovanna Gonçalves Nicastro.

O município é uma das oito cidades brasileiras que integram a Rede de Cidades Criativas da UNESCO, ao todo são mais de 180 cidades no mundo.

“O Projeto Feito à Mão – Cerâmica – Fase II foi de extrema importância no âmbito da cidade de Santos. Os participantes, sem nunca terem tido contato com a arte cerâmica, tiveram a oportunidade de desenvolver trabalhos que até então jamais pensaram em criar.

A cada obra acabada, a felicidade do êxito atingido é contagiante”, destaca Savietto. A proximidade com a arte milenar proporcionou aos alunos uma noção técnica e artística da cerâmica, a importância da economia criativa, conhecimento cultural e melhora na qualidade de vida.

Incentivo – A ação tem o patrocínio da Usiminas através do Programa de Ação Cultural (ProAC) e apoio do Instituto Cultural Usiminas. A produção é por conta da Renovarte Produções Culturais, com o auxílio da Favorita Cultura e Esporte e parceria com a Secretária de Cultura de Santos. “Um projeto social que, sem dúvidas, vai deixar saudades em todos os participantes”, finaliza o professor.

A diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, salienta que o patrocínio a este projeto é uma forma de contribuir para o desenvolvimento social e cultural da Baixada Santista. “Apoiando esta iniciativa contribuímos para a melhoria de vida desses alunos por meio do contato com a arte. Temos orgulho em vermos a criação de uma exposição com peças feitas por eles, com o toque de cada um”, destaca.

Serviço:
Mostra de Cerâmica – “Oficina Feito à Mão – Arte + Ofício”
Local: Fábrica Cultural – Av. Rangel Pestana, 150 – Vila Mathias Santos, SP
(13) 3202-3568
Exposição: até 23 de maio, das 14h às 21h, de segunda a sexta-feira

Contatos:
Instituto Usiminas
(31) 3824-3657
https://www.institutousiminas.com/

Renovarte Produções Culturais
19 3365.7934 | 19 3365.7936
http://www.renovarte.art.br/