O MOVE CINE ARTE é um festival internacional de cinema dedicado exclusivamente à exibição de filmes de arte e sobre arte

Move Cine Arte

Em sintonia com a Bienal de Arquitetura de Veneza, a 3a. edição do MOVE, com curadoria realizada por Andre Fratti Costa (Brasil) e Steve Bisson (Itália), dedicado a Arquitetura e Urbanismo, respectivamente, MOVE CINE ARCH, contribui para diminuir a lacuna de festivais no Brasil e exterior, ampliando o debate acerca do espaço urbano e das principais questões relacionadas à vida nas cidades.

A iniciativa voltada para estes temas tão relevantes e contemporâneos, ganha agora uma atração especial: o Programa CAU/SP, que será apresentado (19 e 21/03) no SENAC Lapa Faustolo. A entrada é franca e está sujeita à lotação das salas.

Em sua 3a. edição o Move selecionou entre curtas, médias e longas metragens, 27 filmes de 15 países e premiou 4 filmes que foram exibidos na abertura do festival em Veneza durante a prestigiada Bienal de Arquitetura que acontece na cidade italiana.

Ficha:
Realizadores – Andre Fratti Costa, Cineasta formado pela FAAP e Mestre FAUUSP. Pesquisador e curador que atua em projetos de intersecção entre o Cinema, as Artes, a Arquitetura e o Urbanismo. É curador e idealizador do MOVE CINE ARTE Festival Internacional de Filmes sobre Arte, apoiado por diversas instituições culturais internacionais.

Steve Bisson, Diretor de arte, curador, com atuações no campo do urbanismo e da antropologia visual. Formação no Istituto Universitario di Architettura, Veneza, Itália, MBA Kansas University, EUA.

Incentivo: Termo de Fomento CAU/SP – Conselho de Arquitetura e Urbanismo de SP: [http://www.causp.gov.br]

Correalização:
FilmEssay [ http://www.filmessay.com ], é uma plataforma de vídeos dedicada principalmente a Arte, que apresenta através de festivais e sessões de projeção o trabalho de artistas e produtores de vídeo para de pessoas apaixonadas por artes e cultura visual.

IBEFEST – Instituto Brasileiro de Estudos de Festivais Audiovisuais [ http://ibefest-on-line.blogspot.com/ ], é uma organização sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento de ações de reflexão e produção de conhecimento no campo de atuação dos eventos audiovisuais brasileiros: festivais, mostras, circuitos alternativos de exibição, modos informais de difusão, dentre outras iniciativas que visam promover o acesso da sociedade brasileira à cultura audiovisual.

Parceria:
ARCHCine – Festival Internacional de Cinema de Arquitetura [ http://archcine.com ]

Serviço:
Move Cine Arte apresenta PROGRAMA CAU/SP
SENAC LAPA FAUSTOLO
Rua Faustolo 1347

19/03/2019 (terça), 19:30 (120 lugares)
“The Karamazoffs (A walk on the SoHo years)” de Juan Gamero and Carmen Rodríguez / Espanha, 2016 / 85’51’’

Na década de 1960, fábricas abandonadas no bairro de SoHo em Nova York era ocupadas por artistas de todo o mundo, transformando o bairro no coração da arte experimental, com o crescimento rápido de estúdios, arte conceitual, acontecimentos, performaces e vídeo arte. Os Karamazoffs é um grupo de artistas renomados de Barcelona (Muntadas, Miralda, Zush e Rober Llimós, entre outros) que começaram suas carreiras em Nova York no começo dos anos 70 e construíram uma amizade que existe até hoje. Juntos e com outros pioneiros daquela época como Jonas Mekas e Jaime Davidovich, eles relembram as origens e a ascensão e a queda de um dos períodos mais coloridos na arte contemporânea. Com a ajuda de cenas excepcionais vintages contando com Charlotte Moorman, Yoko Ono, Nam June Park, Fluxus, Lou Reed e Velvet Underground, Andy Warhol, Mekas, Davidovich, SoHo cable Tv, George Maciunas, Laurie Anderson e os Karamazoffs.
Trailer: https://vimeo.com/186322864
Bate-papo com o curador e professores convidados do SENAC

21/03/2019 (quinta), 19:30 (120 lugares)
“Sculpt the Motion” de Devis Venturelli / Itália, 2017 / 6 min

Videoarte performática mostra as transformações contínuas de corpos metálicos por meio de diferentes planos urbanos.

“My Playground” de Kaspar Astrup Schroder / Dinamarca / 50 min.
Escalar e subir a arquitetura avant-garde – o que poderia ser mais divertido? Meu Playground explora a forma pela qual o esporte parkour vem mudando a percepção do espaço urbano e da Arquitetura. O filme acompanha o Team JiYo, um grupo dinamarquês de parkour, enquanto eles desvendam a cidade e os obstáculos que elas apresentam. Fascinado pela maneira como o Team JiYo frui a arquitetura, o arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels leva a equipe para alguns dos edifícios construidos por seu escritório chamado BIG para explorar e inspirar suas habilidades, o que resulta numa experiência de re-significação da arquitetura construída. O filme viaja o mundo: da Dinamarca aos EUA, passando pelo o Reino Unido, China e Japão, apresentando o parkour como um esporte que dialoga com a performance, a dança, o happening e a arquitetura.
trailer: https://www.youtube.com/watch?v=2wf2ylyTDVE

Bate-papo com o curador e professores convidados do SENAC

SENAC LAPA FAUSTOLO
Rua Faustolo 1347
(11) 2185-9800
https://www.sp.senac.br/lapafaustolo

https://www.movecinearte.com/